sábado, 29 de março de 2008

o PORQUÊ da EXTENSÃO !

Fomos indagadas pelo nosso colega de classe Rodrigo Mendes, sobre o porquê do nome “Extensões do homem” para o nosso blog.
As verdades são que estávamos com pressa e sem inspiração para um nome melhor, precisávamos ser rápidas para entregar logo o endereço ao professor e como o dia tem 24 horas que mais se parecem com 2, nada melhor que colocar o nome da própria matéria. Nada criativo, eu sei, mas até que faz sentido.
Para ilustrar melhor a idéia, vamos até onde tudo começou...
Como bem sabemos, o início das formas de comunicação se deu na famigerada época das cavernas. Lá onde não havia nem televisão, nem entendimento sobre os fenômenos da natureza, apenas o instinto animal do ser humano.
Como aprendemos em classe, tudo começou com as pinturas rupestres, aquelas que os arqueólogos passam tanto tempo tentando entender o significado hoje em dia.
Certo dia, algum habitante da caverna descobriu que poderia reproduzir o que via nas rochas, seja por meio de carvão ou esfregando qualquer outra coisa que manchasse as paredes e pudesse ficar fixado um bom tempo por lá.
A partir daí, como bem sabemos a coisa começou a tomar forma. Vieram os tambores feitos com couro de animais, que a principio imitavam os sons da natureza, os desenhos começaram a se tornar cada vez mais detalhistas e passaram a contar não só como eram os animais, mas como era a rotina de suas vidas. Então vieram as formas diferentes de linguagem, de acordo com cada região, até que surgiram as primeiras formas de escrita, os primeiros papiros, os primeiros livros, e hoje já podemos até bater os dedos em um simples teclado de plástico, que através de um fio (a tecnologia Wi-Fi ainda não chegou a esta humilde residência periférica de São Paulo) envia as informações ao computador e instantaneamente eu posso me comunicar com qualquer lugar do mundo, e acredito que possivelmente com outras galáxias também, mas isso já é assunto para outro post.
E esse blog, bem como todas aqueles imensos textos que nós meninas costumávamos escrever nos nossos diários, nada mais são que extensões do que vemos, pensamos, conversamos, etc.
Faz parte do ser humano comunicar e nós precisamos da evolução para continuar existindo, seja de uma forma ou de outra. E por isso, cada vez mais criamos extensões de nós mesmos. É um mecanismo que muitas vezes pode ser inconsciente. Não ter tempo de discutir a matéria em sala de aula, não ter com quem conversar sobre algum assunto ou simplesmente a vontade de colocar algum sentimento para fora são bons exemplos de extensões das nossas emoções / conhecimento. A fotografia, a música, os blogs, livros, enfim qualquer meio de comunicação que conhecemos hoje, nada mais é que uma extensão do homem.
Há até algumas extensões que são tão hibridizadas que já não sabemos mais ser extensão de que...

quarta-feira, 26 de março de 2008

Será que foi sorte, ou tudo manipulação?



È Talita acho que uma das suas duvidas, já não é mais duvida.

Rafinha venceu ontem o big brother brasil 8, com mais de 76 milhões de votos, (caraca é voto pra caramba),mas ainda resta uma duvida,será que foi sorte ou manipulação?

O rapaz além de ganhar 3 carros e uma moto ganha 1 milhão, já não foi o suficiente?

E a lei dos pobres e oprimidos onde fica?

Eu digo isso porque nas ultimas edições só quem ganhava era o mais "necessitados".

mas parece que o quadro mudou e isso me leva a pensar que a globo manipula a programação do BBB.

Por que será que nesta edição não teve "pobre"?

Seria porque nas ultimas edições os pobres é que venciam?

Será que isso se tornou monotono e cansativo?

Ou tudo o que eu estou escrevendo não tem nada ver.Aquilo é apenas um jogo e quem vence é o melhor?

Eu tenho duvidas disso,foram 8 edições mas essa ultima com certeza foi manipulada, não digo isso exatamente pelo Rafinha ter ganhado mas pelo BIG BROTHER inteiro.

E você Talita ainda tem duvidas?





terça-feira, 25 de março de 2008

Final do BBB 8


Hoje é a final do Big Brother Brasil !!!!!!!!!!!


Quem será que vai vencer???


Rafinha (que pelo o que eu percebi mesmo sem assistir o programa foi que ele foi várias vezes líder, e quando ia para o paredão sempre voltava) ou Gysele (sinceramente eu nem sabia q tinha uma Gysele no programa, por isso não tenho comentarios sobre ela) ?????


Vou apostar no Rafinha já q ele parece ser o queridinho da Globo (se ele ganhar eu vou ter certeza absoluta de que a Globo manipula os votos)


Mais uma coisa, se o Rafinha realmente ganhar, podem ter certeza de que a Gysele terá um belo emprego na Globo, agora, se ela ganhar ele terá o emprego e ela sairá na Playboy ou entrará em outra emissora.


Bom tudo o que temos a fazer agora é esperar o resultado, ai eu volto e faço um outro post e usando mais coisas vistas em aula.

O Rei ainda vive !!!

.
( O Rei Elvis esta vivo e mora na Argentina...Tudo bem, vivo ate da pra acreditar, mas morando na Argentina ja eh demais..hahahahaha).

sábado, 22 de março de 2008

Ilusionario

Em todas as televisões de hoje em dia o que vemos é uma mera ilusão de vida, de trabalho e de acontecimentos. Começamos uma adoração pelo dia a dia das novelas, querendo viver em dia pelo menos um pouco daquela realidade que jamais aconteceu com alguém. Todos os programas da televisão nos passam uma sensação de outro mundo, outra realidade e começamos a adorar aquelas imagens que não fazem parte de nossas vidas. Essa escopofilia é realemte a sensação que um dia eu quero passar para as pessoas quando estiver trabalhando na área, tem coisa mais gostosa do que ver as pessoas babando por uma foto bem tirada ou um vídeo bem filmado, é a escopofilia em constante convivência e aceitação pelo ser humano. E a cada dia que passa temos um espetáculo maior e mais organizado com a escopofilia seguindo sempre o ritmo ou até mesmo tentando ultrapassar o grande espetáculo da ilusão chamada TELEVISÃO...

sexta-feira, 21 de março de 2008

Fim da privacidade???


Dando seqüência as idéias expostas no blog, fica assim claro de concluir que a tão prezada privacidade pode estar com os dias contados.
Bom, fica subentendido que sim, já que fatos ocorridos a milhares de quilômetros hoje podem ser acompanhados minuto a minuto, pela internet ou mesmo pela Tv.
Imagens ficam a disposição de curiosos, para que fique claro que nada que foi feito poderá ser esquecido ou apagado e assim, a cada consulta que for feita em sites de pesquisas fica registrado um fato que muitas vezes pode ser de desagrado para a tal pessoa em questão.
Fato este que pode ser confirmado pela mais nova contratada da rede Bandeirantes de televisão, a apresentadora, Daniela Cicarelli, que teve a privacidade totalmente exposta em todo o mundo, quando em uma ilusão de liberdade, se “esqueceu” de que era alvo da mídia ao redor do mundo e vê assim a sua privacidade ir embora (no famoso vídeo, onde a apresentadora era vista em cenas de conteúdo indicado para maiores de 18, hahhaahahaha).
Exemplos claros e bem menos chocantes, podem ser constatados (e já citado) como, por exemplo: Em uma bela noite, nosso colega de sala Diogo da Paixão (Popularmente conhecido como Fuscão), resolve que as imagens feitas no bar do Sr. Chico, devem ser vistas pelo mundo (hahahahaah), através do site www.youtube.com
Temos através de uma câmera fotográfica e da fotografia extensões de nossos olhos e memória.
Pessoas ficam imortalizadas através de imagens e vídeos.

Ate a proxima...

R$ 1.000.000,00

Quem nunca cobiçou o tal 1 milhão do BBB??? Alguns do nós falam que Big Brother é muito chato, muita besteira e tudo mais, só que todos nós sabemos o que acontece naquele mundinho de luxo(que tenho certeza que muitos de nós gostariam de estar lá), tudo pelo mesmo propósito, o tão cobiçado R$ 1.000.000,00...
A Rede Globo impõe o que se deve fazer dentro de uma casa, com pessoas até então desconhecidas e câmeras para todos os lados que se imagina. O que me faz pensar (como já havíamos discutido em aula), nós somos e não estamos, sendo assim todos nó julgamos as atitudes, costumes, manias daquelas pessoas que ali moram, mas nunca paramos para pensar que eles são em muitos aspectos nosso espelho, mostrando coisas e sensações que nem eles mesmos gostariam de mostrar, que nós em razão de não estamos lá podemos e nos achamos no direito de julgá-los por atitudes que teríamos igual ou até mesmo pior.E já que ninguém percebe que nossa vida é um Big Brother constante, só não é visto pelo Brasil inteiro, mas todo mundo sabe que nossas vidas são vigiadas pelas pessoas ao nosso redor e não podemos fazer um nada de errado que todo mundo já está sabendo e comentando, mas isso tem muitos zeros de direfença entre o Big Brother da vida real para o da TV!!! São muitos zerinhos de diferença... Então quem é besta de não tentar entrar nessa casa hem!??!?! Eu numa casa dessa não ia dar certo, já que só faço besteiras naturalmente!!!hauaua

segunda-feira, 17 de março de 2008

BBB é mesmo real?

Já que a Flávia começou a falar de Big Brother Brasil, eu aproveito a oportunidade e pergunto: Será que aquilo é real mesmo ou já está tudo decidido?

Por mais que digam que é real eu não acredito, pois depois de assistir à muitas edições do programa fui notando que algumas pessoas que teriam tudo pra ganhar acabaram saindo de formas inesperadas ou com porcentagens muito pequenas perto de outros candidatos.

Durante a aula de Comunicação Comparada, o Prof. foi explicando que nem aquelas fotografias antigas se salvavam da alteração, ou seja, desde sempre é possível alterar as coisas mesmo sem o Photoshop, (os efeitos especiais não me deixam mentir) então por que acreditar que o BBB é algo real?
Afinal de contas eles já acordam arrumados, os "romances" que acontecem lá dentro dificilmente continuam do lado de fora, e a maioria já sai de lá com empregos na própria Globo ou com propostas de revistas.
Se uma simples foto, há muito tempo atrás já poderia ser alterada, imagine a votação do BBB onde é colocada em "jogo" a "popularidade" do participante, onde as pessoas que estão fora só podem votar naqueles em que o "lider" ou os demais participantes de dentro da casa colocam no "paredão".

Se todas as pessoas dentro da "casa" fossem juntas para o "paredão", com certeza seria muito diferente, pois existe algo chamado Punctum, que seria a parte da coisa, imagem etc. que mais chama a atenção de uma pessoa, sendo esse Punctum diferente de pessoa para pessoa, aquele participante que mais chamou a atenção durante o programa seria a real vencedora (isso se a Globo não mexesse os pauzinhos para que o preferido dela ficasse).

Com isso eu vou ficando por aqui, até a próxima.



domingo, 16 de março de 2008

Voyeurismo cotidiano

Quando li sobre o voyeurismo pela primeira vez, anos atrás, tranquei na cabeça a idéia de que era especificamente o erotismo sexual sentido quando se observa a vida alheia e coisas do tipo. Porém a cada dia que passa me dou conta de que ele faz mais parte do nosso cotidiano do que muitos sequer imaginam.
O simples fato de um trabalho acadêmico ser feito através de um blog, onde demais pessoas sem conexão alguma conosco podem ler já é um tanto assustador, já que a maioria de nós se nega a pequenas coisas como mostrar um trabalho com erros ortográficos a outros colegas de classe.
O que nos leva a ter tanto interesse assim na vida das outras pessoas eu não sei, mas sei que é um interessa comum, que se manifesta de todas as formas possíveis, como por exemplo, reparar melhor na cor das meias, ler os recados do orkut, assistir a rotina do Big Brother etc.
Seria isso uma extensão do nosso inconsciente insatisfeito com a sua devida realidade casual? Ou simplesmente um ato involuntário?
Isso é o que veremos com a evolução desse blog. Pois muitas idéias e argumentos ainda precisam ser amadurecidos e argumentos firmados, o que acontecerá ao longo desse processo.
Fica o link do blog dos Brothers. Todos postam basicamente a mesma coisa. Li a todos os posts e vi basicamente a mesma coisa.

Boa noite São Paulo!